sábado, 30 de maio de 2009

DIAS DAS MÃES NA ESCOLA PADRE MAURILO




Momento de homenagear as mães e trazê-las para dentro da escola, proporcionando o clima agradável e festivo.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


A Escola Padre Maurilo Sampaio, localizada na Avenida Doutor Oscar Sampaio, 421, Centro de Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco, é um estabelecimento de Ensino Fundamental, Médio e Normal Médio fundado em 14 de abril de 1945 durante o governo de Agamenon Magalhães.
Até 1965 era apenas o prédio escolar de Santa Maria e atendia uma demanda de alunos do antigo 1º grau menor (1ª a 4ª série) numa pequena estrutura física composta por 3 salas de aula, 1 secretaria,diretoria e 4 banheiros. A partir de então, durante o mandato do prefeito José Lustosa Cantarelli, a escola passa a ser chamada Ginásio Municipal e a atender alunos do 1º grau maior (5ª a 8ª série).
Em 1971 o Ginásio Municipal passou a Escola Estadual de Santa Maria da Boa Vista tendo como patrono o Padre Maurilo Sampaio que recebeu tal homenagem devido à sua notável preocupação com a causa da educação e cultura de seu povo durante sua marcante passagem por esta cidade e ao longo de sua vida.
Em 1977, por decreto de lei nº 4698 passou a Escola de 1º grau, quando teve seu espaço ampliado para poder acomodar o crescente número de alunos que se matriculavam.
Em 1981, por decreto de lei nº7060, passou a escola de 1º e 2º graus, oferecendo, além do Primeiro Grau, os cursos de Estudos Gerias e Magistério.
Em 1999 o curso de Magistério foi substituído pelo de Normal Médio que, também tem a finalidade de formar professores para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) mas, com mudanças na Matriz Curricular e no tempo de duração que passa de 3 para 4 anos.
Ao longo de toda sua história a escola em destaque ocupou sempre a posição de principal referência na cidade: a princípio por ser única, depois por ser a maior, mais organizada e dispor de um nível mais elevado de ensino; atualmente, por ser a única que oferece um curso de natureza profissional no município: O Normal Médio e dispor de uma estrutura física e funcional que supera outras da Rede Pública de Ensino. Isso dentro de um contexto real, diagnosticado pelos educadores que atuam nas diversas funções educativas, descrito abaixo:
Aspectos Físicos – A escola funciona no seu prédio matriz com a seguinte estrutura: 9 salas de aula, 1 sala da direção, 1 secretaria, 1 sala dos professores, 1 departamento pedagógico, 1 Biblioteca, 1 laboratório de informática, 10 sanitários, 2 recreios cobertos, 2 circulações de alunos(passarelas), 1 jardim e 2 depósitos; Anexos I e II, localizados, respectivamente, nas Escolas Municipais Dr. Gercino de Pontes no Distrito de Urimamã há 70 Km da Matriz e Maria da Purificação Barros no distrito de Caraíbas há 24 Km da matriz, ocupando, ao todo, 8 salas de aula cedidas (alugadas) pela prefeitura Municipal. Mobiliários e Equipamentos – Os mobiliários e equipamentos citados a seguir são guardados e utilizados na matriz uma vez que toda estrutura dos anexos pertence à Secretaria de Educação do Município: 8 arquivos, 7 armários, 9 mobiliários para computadores, 14 birôs, 16 estantes, 6 mesas para pesquisa bibliotecária, 500 carteiras, 4 aparelhos de som micro sistem, 2 caixas de som amplificadas, 3 aparelhos de DVD, 1 vídeo cassete, 1 TV 20”, 3 TVs de 29”,12 computadores, 1 antena digital, 2 geladeiras, 2 freezers.
Recursos humanos – 1 Diretor, 1 Dir. Adjunto, 1 Secretária, 1 Educador de Apoio, 4 Assistentes Administrativos, 3 A.S.A.E, 1 Professora Readaptada, 19 professoras em exercício, dois estagiários e 19 professores contratados temporariamente.
Demanda de Alunos – 1068 alunos matriculados em 33 turmas do Ensino Fundamental, Médio, Normal Médio, EJA e Programa Travessia. Deste total, aproximadamente 60% reside na sede do município. São filhos de desempregados, agricultores, pequenos comerciantes, etc. Os demais residam no interior do município e sobrevivem basicamente da agricultura e pecuária tendo, inclusive, que ocupar o tempo de folga da escola trabalhando pela sobrevivência nestas culturas. Parte destas crianças e jovens é oriunda de famílias desestruturadas e despreparadas para o acompanhamento e motivação no desenvolvimento das atividades escolares. Vale salientar que mais de 300 alunos desta demanda dependem do transporte escolar para se deslocar até a escola, o que tem causado, nos últimos anos, uma perca de quase 50% do total de dias letivos previstos.
Com o lema “Educando para Formar Gerações” a Escola Padre Maurilo Sampaio vem atuando de forma democrática, dinâmica e participativa na perspectiva de encontrar neste quadro social onde o desemprego, a baixa renda familiar, a falta de políticas de comercialização para os pequenos produtores, a carência de recursos tecnológicos, o alto índice de analfabetismo, a inversão de valores, a desvalorização profissional do educador, as dificuldades de aproximação entre escola e família, entre outros fatores afetam diretamente o processo de ensino/ aprendizagem causando a desmotivação, falta de perspectiva de vida, indisciplina, evasão, reprovação,.... espaço para o pleno cumprimento de sua tarefa no sentido de formar cidadãos preparados para o exercício da vida em sociedade com dignidade e para o sucesso profissional.